Para facilitar as pesquisas, preparamos um pequeno banco de dados com informações técnicas, tudo aquilo que vai precisar saber sobre os materiais.

Leia Mais


Nossos processos utilizam o método de reaproveitamento integral de matéria prima...

Leia Mais



Aço Carbono
Aço Carbono - a composição da liga que confere ao aço o seu nível de resistência mecânica

Aço Carbono - a composição da liga que confere ao aço o seu nível de resistência mecânica.

O ferro gusa, primeira etapa de fabricação do aço, é o mesmo para todos os produtos. Na fase seguinte, quando os elementos de liga são adicionados ou suprimidos no ferro gusa, é que são determinadas as grandes famílias de aço, dos mais rígidos aos mais estampáveis. O Carbono é o principal elemento endurecedor em relação ao ferro. Outros elementos, como o manganês, o silício e o fósforo, participam igualmente do ajuste do nível de resistência do aço. A quantidade de Carbono define sua classificação: o baixo carbono possui no máximo 0,30% do elemento; o médio carbono apresenta de 0,30 a 0,60% e o alto carbono possui de 0,60 a 1,00%.


CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES

Baixo carbono: possui baixa resistência e dureza e alta tenacidade e ductilidade. É usinável e soldável, além de apresentar baixo custo de produção. Geralmente, este tipo de aço não é tratado termicamente. Aplicações: chapas automobilísticas, perfis estruturais, placas para produção de tubos, construção civil, pontes e latas de folhas de flandres.

Médio carbono: possui maior resistência e dureza e menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono. Apresentam quantidade de carbono suficiente para receber tratamento térmico de têmpera e revenimento, embora o tratamento, para ser efetivo, exija taxas de resfriamento elevadas e em seções finas. Aplicações: rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outras peças de máquinas, que necessitem de elevadas resistências mecânica e ao desgaste e tenacidade.

Alto carbono: é o de maior resistência e dureza. Porém, apresentam menor ductilidade entre os aços carbono. Geralmente, são utilizados temperados ou revenidos, possuindo características de manutenção de um bom fio de corte. Aplicações: talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.

Voltar




Visualizar Mapa

Rua Chapada Diamantina, 438 Guaianazes
Fone: 2551-5866
E-mail: lgsteel@lgsteel.com.br





Visualizar Mapa

Rua Chapada Diamantina, 438 Guaianazes
Fone: 2551-5866
E-mail: lgsteel@lgsteel.com.br


Ašos ao Carbono
Ašos Inoxidáveis
Arruelas
Dicionário do aço
Latão
Propriedades Mecânicas dos Aços
Propriedades Mecânicas dos Inoxidáveis
Tabela de Composição Química do Carbono
Tabela de Composição Química dos Inoxidáveis
Tabela de Conversão de Durezas

Fosfatização
Galvanização a Fogo
Hexavalente Amarelo
Hexavalente Branco
Trivalente Amarelo
Trivalente Branco
Zinco Preto


Austempera
Cementação
Normalização
Revenimento
Tempera